A Sociedade Pediátrica de Imunodeficiências Primárias (SPIDP) foi fundada em 2019, por vários pediatras que trabalhavam há anos na área das imunodeficiências primárias em Portugal.
A sua génese veio colmatar a necessidade de agregar os pediatras com interesse nesta área, de modo a promover a educação e disseminação do conhecimento, dinamizar a investigação e favorecer a atividade assistencial. A SPIDP articula-se com o Grupo Português de Imunodeficiências Primárias (GPIP) com o objetivo de desenvolver esta área do conhecimento.
A assembleia geral constitutiva da SPIDP decorreu a 15 de novembro de 2019, durante o 20º congresso nacional de pediatria, que decorreu no centro de congressos do Estoril. Nessa assembleia participaram e votaram 22 pediatras (conhecer a lista de sócios fundadores aqui), sendo a SPIDP aprovada por unanimidade.
A direção fundadora da SPIDP (2019-2022), foi eleita por votação na assembleia geral constitutiva, incluindo:
Presidente – João Farela Neves (Hospital Dona Estefânia, Lisboa)
Vice-Presidente – Artur Bonito Vitor (Hospital de São João, Porto)
Tesoureira – Isabel Castro Esteves (Hospital de Santa Maria, Lisboa)
Secretária – Ana Isabel Cordeiro (Hospital Dona Estefânia, Lisboa)
Vogal – Sónia Lemos (Hospital Pediátrico, Coimbra)
Conheça a lista das direções da SPIDP aqui.
Desde a sua constituição, a SPIDP participa anualmente no Congresso Nacional de Pediatria, organiza reuniões nacionais anuais e vários cursos de formação pós-graduada na área das IDP.
Conheça a lista de eventos aqui.
A SPIDP apoia e promove a apresentação de trabalhos, comunicação interpares, investigação e publicação científicas por grupos de trabalho nacionais, através da atribuição de Bolsas e Prémios. Conheça a lista de premiados aqui.